Disco perdido do Oasis é feito através de inteligência artificial

Eu acordei hoje com uma notícia estranha: “Album perdido do Oasis é criado por inteligência artificial”. Pensei: “Ué! Se é perdido, foi os caras que fizeram.” Mas na verdade foram três amigos que têm uma banda chamada Breezer e são muito fãs dos irmãos Gallagher que de alguma forma que eu não tenho ideia como, colocaram um vocal idêntico ao Liam Gallagher cantando as músicas.

No começo da ideia, eles lançariam o album como se fosse mesmo um disco perdido do Oasis, sem se identificarem, mas acho que bateu um cagaço sobre algum tipo de direito, registro, etc e resolveram se mostrar e mostrar que a voz foi produzida por inteligência artificial.

Bobby Geraghty, Chris Woodgates e Jon Claire gravaram um som instrumental para a própria banda e tendo o Oasis como inspiração.  E já que Noel e Liam não se resolvem, eles fizeram um “feat” com Liam nos vocais, substituindo as vozes do vocal original da banda, pela voz produzida pela inteligência artificial.

E, acredite se quiser, a inteligência artificial tem até sotaque britânico!

A notícia levantou também uma questão sobre o que esse tipo de tecnologia pode gerar para a indústria da música, sendo que a inteligência artificial pode criar um material economizando recursos humanos e financeiros, visto que não será necessário contratar músicos, pagar direitos, etc. Como será que ficaria o ECAD numa situação dessa?

O material está públicado no YouTube como “AISIS – THE LOST TAPES”. AISIS é um trocadilho com o nome da banda e as iniciais de “Inteligência Artificial” em inglês e você pode ouvir aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *